Publicações

Eventos e periódicos:

Nome Descrição Evento Link Ano
Modelo CAP: Construtor de Arquiteturas Pedagógicas Este trabalho aborda a criação de um modelo que permite instrumentalizar arquiteturas pedagógicas de forma flexível. As arquiteturas pedagógicas são estruturas especialmente elaboradas para suporte à aprendizagem. Com a ideologias previstas no modelo Construtor de Arquiteturas Pedagógicas (CAP) o professor, juntamente de seus aprendizes, pode realizar atividades tanto colaborativas quanto individuais. O estudo compreende conceitos acerca de desenvolvimento de software, arquiteturas pedagógicas e ambientes flexíveis para aprendizagem expondo conceitos do MOrFEu que foram utilizados para modelagem e criação do CAP. São apresentadas duas plataformas de contextos distintos, a CAP->MVLIBRAS desenvolvida para trabalhar a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais e a CAPCOM, para suportar atividades de campo, ambas implementadas seguindo o modelo CAP. XXII Congresso Internacional de Informática Educativa View 2016
CAP: Uma plataforma para construção de arquiteturas pedagógicas  Este trabalho aborda a criação de uma plataforma para criação de arquiteturas pedagógicas. As arquiteturas pedagógicas são estruturas especialmente elaboradas para suporte à aprendizagem. Com a plataforma Construtor de Arquiteturas Pedagógicas (CAP) o professor, juntamente com seus aprendizes pode realizar atividades tanto colaborativas quanto individuais. XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação View 2016
Buga! A aventura de um neandertal: Uma aplicação interativa como recurso pedagógico para aprendizagem de história Este trabalho apresenta um protótipo de jogo digital para aulas de história com crianças letradas do ensino fundamental, acerca da evolução dos seres humanos. O trabalho abrange tecnologias que fazem alusão ao uso de mídias interativas em sala de aula como ferramenta para o ensino e aprendizagem, pesquisa sistemática sobre o uso de jogos na educação e ensino lúdico. Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação View 2016
CAPCOM - Construtor de Arquiteturas Pedagógicas Colaborativas para Operações Cognitivas sobre Dados Multimídia  
Este artigo apresenta uma plataforma para criar arquiteturas pedagógicas que suportem dinâmicas colaborativas para executar operações cognitivas sobre dados multimídia, coletados em atividades de campo. A plataforma, denominada CAPCOM, permite a edição dos objetivos pedagógicos (o que aprender), das atividades (o que fazer) e dos métodos (como fazer), além de permitir a configuração dos recursos digitais de apoio ao desenvolvimento das atividades. Este artigo apresenta a arquitetura da plataforma CAPCOM e duas arquiteturas pedagógicas criadas via essa plataforma.
Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação View 2016
Uma plataforma para construção de arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem de LIBRAS Este trabalho aborda a criação de uma plataforma para criação de arquiteturas pedagógicas para aprendizagem de LIBRAS, dedicado a aprendizes em formação como intérpretes e tradutores de sinais LIBRAS. Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação View 2016
CAPCM - Construtor de arquiteturas pedagógicas para dinâmicas colaborativas com textos multimídia Esse artigo apresenta uma plataforma para configurar arquiteturas pedagógicas  para  promover  dinâmicas  colaborativas  que  usem  multimídias criadas em atividades de campo. XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos View 2016
MVLIBRAS: ambiente digital para comunidades de aprendizagem com recursos inclusivos para surdos Este artigo descreve uma arquitetura digital para a aprendizagem de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e de Português. XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação View 2015
Principais Características dos Games para serem Inseridos como Ferramenta Educacional Esse trabalho veio com intuito de fornecer informações sobre a utilização de jogos no processo educacional para jovens e adolescentes. V Congresso Sul Brasileiro de Computação View 2012

 Homenagem do Instituo Federal do Espírito Santo, campus Colatina (2017):

 


Licença Creative Commons
O trabalho Publicações de Luiz Fernando Reinoso está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em AUTORIZACOES.