RetroPie e Lakka

Logo Retropie
 
 
Você já ouviu falar em Raspberry Pi? Raspberry Pi é um computador reduzido, que pode ser facilmente conectado a um periférico de saída externa, como um monitor de computador ou TV, com o uso de um teclado e um mouse padrão. O circuito foi desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Todo o hardware é integrado numa única placa. Você pode ter ideia de como ele é a partir das Figuras abaixo:
 
 
Raspberry Pi 2

Conectores da Raspberry Pi

 

 
Para termos ideia da capacidade desta placa, o modelo acima é a Raspberry Pi 2, que possui uma velocidade de clock de até 1Ghz de potencia e chega a 650Mhz no barramento entre a memória, para mais ou para menos, essas configurações incluem overclock, que você pode fazer, existem diversos tutoriais e peças de refrigeração, controles de arcade e etc... você pode arrumar uma dessas e se divertir criando uma infinidade de coisas.

O RetroPie, por sua vez permite transformar o seu Raspberry Pi em uma máquina retro-gaming. Baseia-se Raspbian, EmulationStation, RetroArch e muitos outros projetos para que você possa jogar o seu Arcade favorito, home console e jogos clássicos de PC com o mínimo de configuração. Para usuários avançados também fornece uma grande variedade de ferramentas de configuração para personalizar o sistema como você quer.

RetroPie fica no topo de um sistema operacional completo, você pode instalá-lo em um Raspbian existente, ou começar com a imagem RetroPie e adicionar software adicional mais tarde. Você decide. Para baixar a imagem do sistema com o RetroPie, acesse o site do desenvolvedor, clicando aqui.

Logo, enquanto o Raspberry é o hardware, o Retropie é o sistema/software que contém nossos emuladores.
 
Libreto logo
 
Bom, uma das coisas que muitos usuários ficavam ferozes é que o RetroPie foi desenvolvido para trabalhar em cima da Raspberry, ma no mercado de placas de desenvolvimento existem variedades e mais variedades de placas, com sua configuração e forma de funcionamento, velocidade e recursos. Assim surgiu uma outra alternativa de obter sua máquina retro-gamming, o Lakka. Funcionalmente o Lakka e o Retropie são a mesma coisa, o que difere é que este outro emulador funciona em uma variedade maior de placas do mercado, conforme está em sua documentação, clique aqui e confira.

Falar qual o melhor, vai do dispositivo que você está disposto a comprar e quais emuladores irá querer!

Licença Creative Commons
O trabalho RetroPie e Lakka de Luiz Fernando Reinoso está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em AUTORIZACOES.